domingo, 11 de setembro de 2011

Medicamento natural contra a tuberculose pode ser retirado do óleo de copaíba




Atualmente, a tuberculose mata quase 2 milhões de pessoas todos os anos, e seu agente causador, o bacilo Koch chega a infectar um terço da população mundial. No Brasil, morrem da moléstia cerca de 5 mil pessoas por ano, de acordo com o Ministério da Saúde. Mesmo assim, é considerada uma doença negligenciada.


Desde a década de 60 não surgiam novas drogas contra a tuberculose, entretanto, cientistas brasileiros trabalham atualmente em uma pesquisa que estuda uma substância extraída do óleo da copaíba, planta que tem origem na Amazônia.


Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cientistas do Laboratório de Farmacologia Aplicada do Instituto de Tecnologia em Fármacos identificaram e isolaram o princípio ativo do óleo da planta, e atualmente realizam testes para comprovar que ele pode ser uma potente droga para o combate da tuberculose.


Os testes, realizados em macrófagos e animais, já mostraram que a substância é eficaz no combate à bactéria Mycobacterium bovis, derivada da Mycobacterium tuberculosis, que causa a doença. Os pesquisadores escolheram uma bactéria derivada devido ao risco de contaminação. Após a realização de análises toxicológicas, a equipe pretende finalizar o dossiê e obter autorização para testes em humanos até 2011.


Óleo de copaíba


Popularmente, o óleo de copaíba já era utilizado no tratamento de doenças como gripes, tosses, bronquites, inflamações da garganta e até mesmo artrite. A pesquisa pretende confirmar o conhecimento popular para essas moléstias e ainda dar novos horizontes para o tratamento da tuberculose. O óleo da planta amazônica já é comercializado nas farmácias, porém, como produto natural, sem ser certificado como um fármaco.


Fonte: http://www.medicsupply.com.br/


Postado por: Milene Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário